Pe. EDINÍSIO GONÇALVES PEREIRA VIEIRA
Ex-Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade-GO

“Os casais Quintiliano Pires dos Santos & Francisca Vieira de Moraes e Cândido Pereira da Rocha & Maria Cândida Martins Ferreira são os genearcas das famílias Pires de Moraes e Martins da Rocha. Eu poderia dizer que, embora não os conhecendo naturalmente, pois viveram no século 19, foram pessoas agraciadas por Deus, porque as suas descendências tornaram-se numerosas. Assim como a de Abraão – patriarca dos israelitas e árabes – que são milhares de membros. Isso é uma graça de Deus porque existem situações em que famílias desaparecem. Não é o caso das famílias descritas neste livro, que fertilizaram produtivamente os quinhões abençoados dos vales entremeados pelos rios dos Bois, Turvo e Verdão, no Sudoeste goiano.

As preocupações do genearca Quintiliano Pires dos Santos, suas 8 filhas e 3 filhos – Marcelina, Rita, Maria, Antonia, Ana, Jovina, Bárbara, José, Felícia, Manoel e Francisco Pires de Moraes – assim como do genearca Cândido Pereira da Rocha, seus 7 filhos e 3 filhas – Antônio, José, Joaquim, Pedro, Ana, Cândido, Maria, João, Ubaldina e Francisco Martins da Rocha – se expressam, hoje, em seus descendentes, quando resgatam a história genealógica da família. Trata-se de um legado, deixado pelos avós e pais, e herdado pelos netos e filhos que ainda trazem dentro de si os sentimentos de unidade familiar.   

A Igreja, mais do que nunca, é defensora principal do núcleo familiar, pois entendemos que tudo aquilo que somos, nasce do aprendizado familiar. As tradições, a religião e a fé também nascem do incentivo familiar, daquilo que os pais plantam no coração dos filhos como uma semente de esperança para o futuro. ”

Pe. EDINÍSIO GONÇALVES PEREIRA VIEIRA
Reitor do Santuário N. S. das Graças e Pároco da Paróquia de S. Sebastião de Nova Xavantina
Nova Xavantina-MT, em 19 de setembro de 2022

Deixe um comentário