angelademoraes
Ângela Teixeira de Moraes (Fonte: Jornal Opção)

Ângela Teixeira de Moraes é filha de Quintiliano Pires de Moraes e Imogna Teixeira de Moraes; casada com Adolfo Martins da Silva, reside em Goiânia – GO, onde nasceram os seus filhos Raul e Sofia Martins Moraes.

Atuou no departamento de comunicação social da Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO, e estuda filosoficamente o Espiritismo, integrando um grupo de pesquisa ligado ao tema junto ao Congresso Internacional de Ciências da Religião promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO.

Em 1983, concluiu o curso de graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás – UFG, onde também cursou mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos, com ênfase em Filosofia da Linguagem e Teoria do Discurso.

É jornalista e professora adjunta nos cursos de jornalismo da UFG e da PUC-GO. Na UFG, é ainda professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação. Integrou o Comitê Assessor de Pesquisa (Coap) da PUC-GO e colabora na gestão da pesquisa e iniciação científica da Escola de Comunicação.

Em ambas as universidades, Ângela desenvolve projetos de pesquisa em comunicação e cidadania. Estuda também temas ligados à mídia, ao jornalismo e à religião, especialmente no viés da análise discursiva.

Desenvolveu atividades profissionais como sócio-proprietária da Gazeta Regional (jornal sediado em Iporá), assessora de comunicação da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e da Prefeitura Municipal de Rio Verde, voluntária Instituto de Comunicação, Cidadania e Educação – Ícone, bem como atuou como professora de inglês no Centro Cultural Brasil Estados-Unidos.

É autora de diversas publicações acadêmicas. Além de artigos científicos veiculados em revistas especializadas, publicou os livros “Jornalismo e educação: (des) encontros discursivos” e “Cidadania Comunicacional”, sendo este último em parceria com o Prof. Dr. Luiz Signates.

Desenvolve trabalhos sociais na periferia de Goiânia e Aparecida de Goiânia, integrando um grupo ecumênico denominado “Irmã Natália”. Nessa instituição, tem desenvolvido um trabalho voltado para a distribuição gratuita de materiais escolares para adultos e crianças carentes.

Pelo exposto, o desempenho de Ângela como mãe de família, profissional e cidadã é uma referência às atuais e futuras gerações, dignificando a família Pires.

Goiânia, em 10 de janeiro de 2017.

(Texto elaborado por Osmar Pires Martins Júnior – primo, com atualização da pessoa biografada)