eliomar
Eliomar Pires Martins (Foto: acervo da Família)

Eliomar Pires Martins é natural de Iporá – GO, filho do Senhor Osmar Martins Barros e Dona Amélia Pires Sardinha, neto do Senhor Manoel Pires de Moraes e Dona Josefa Sardinha Pires. Foi criado até a idade de onze anos na cidade vizinha, Amorinópolis, onde cursou o ensino fundamental e o ginasial, no Grupo Escolar Alfredo Nasser e no Ginásio Macabeus, fundados pelo seu pai, quando foi Prefeito daquela cidade.

Antes que pudesse realizar o acalentado sonho de integrar a Fanfarra do Ginásio Macabeus, sua família mudou-se para Goiânia, em 1970. Na Capital, concluiu o curso científico no Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima e o ensino médio no Colégio Carlos Chagas.

Logrou aprovação, em 1978, no concorrido vestibular para Engenharia Agronômica, na Universidade de Brasília – UnB-DF, e no ano seguinte, em 1979, foi aprovado na Universidade Federal de Goiás – UFG, para o curso de Engenharia Civil, preferindo retornar a Goiânia, para ficar mais próximo da família.

Naquela época, passou a se dedicar também ao estudo da Política, engajando-se na luta por um país mais justo e pela melhoria de vida dos mais necessitados. Não demorou muito e percebeu que deveria cursar Direito, prestando novo vestibular. Foi aprovado na centenária Faculdade de Direito da UFG, no ano de 1984, quando conheceu Ivoneide Escher, sua colega de curso, com quem se casou, no ano seguinte. Dessa união, que já dura mais de trinta anos, nasceram os filhos Vítor, Hugo e Igor.

Eliomar é funcionário público da Câmara Municipal de Goiânia, onde atualmente exerce o cargo de Consultor Jurídico, além de atuar como advogado, sendo sua esposa sócia no escritório de advocacia. Desenvolveu sua carreira como advogado especializado no Direito do Trabalho; prestou assessoria ao Sindicato dos Vigilantes do Estado de Goiás – SEESVIG, quando se despontou na defesa dos direitos classistas.

Presidiu por duas vezes a Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas – AGATRA, exercendo o mandato com afinco na defesa dos anseios da categoria, levando benfeitorias para a classe trabalhista, como a criação e implantação do Clube dos Advogados Trabalhistas, instalação da sede dos advogados no TRT, dentre outras.

Também foi secretário geral da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – ABRAT, no biênio de 2014/2016.

Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás – OAB/GO, nos anos de 2013 a 2015, com atuação profissional caracterizada pela defesa da advocacia, em permanente militância junto à classe, aos servidores, juízes e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás – TRT/GO e do Tribunal Superior do Trabalho – TST.

De forma incansável, participou das eleições para composição das listas dos representantes da advocacia às vagas do quinto constitucional nos órgãos do Poder Judiciário. Dessa maneira, contribuiu decisivamente para que fossem nomeados competentes e capacitados desembargadores para o TRT/GO e de ministros para o TST, em Brasília.

Como todo profissional do Direito do Trabalho, apoiou a Emenda Constitucional n° 45/2004, que aprovou a Reforma do Judiciário, bem como consolidou e ampliou as competências da Justiça do Trabalho, instituídas no art. 114, da Constituição Federal.

A ampliação das competências da Justiça de Trabalho exigiu o fortalecimento dos TRTs e do TST. Nesse sentido, Eliomar atuou com os seus irmãos, advogado Ismar Pires Martins e economista Delcimar Pires Martins, então assessor do Gabinete da Presidência da República, Ministro Gilberto Carvalho, para apresentar ao presidente Luis Inácio Lula da Silva os argumentos de defesa do Projeto de Lei Complementar – PLC nº 66/2009, de ampliação de sete para treze membros do TRT 18ª Região, com a criação de cinco novas vagas de desembargadores, bem como do PLC n° 18/2009, de ampliação de mais 281 vagas de servidores, sendo 270 efetivos, no TRT-GO.

Os projetos de lei, acima citados, defendidos pelos advogados trabalhistas goianos junto às mais elevadas autoridades da União, lograram êxito com as promulgações respectivas da Lei n° 11.964/2009 e da Lei n° 11.978/2009. As sanções destes projetos de lei foram anunciadas em audiência, por solicitação de Eliomar e Delcimar, que se realizou no Gabinete da Presidência da República, pelo Ministro Gilberto Carvalho, com as presenças do presidente e do vice do TRT-GO, desembargadores Gentil Pio e Mário Sérgio Bottazzo, além do presidente da AGATRA, advogado João Negrão e do presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18ª Região – AMATRA 18, juiz Helvan Domingos Prego (TRT-18ª REGIÃO, 2009).

Eliomar angariou também o apoio ao projeto de lei orçamentária que destinou recursos da União para a construção da nova sede do TRT-18ª Região de Goiás.

Em decorrência da sua atuação profissional competente, séria e ética, é reconhecido e respeitado junto aos magistrados e servidores dos tribunais de Brasília e Goiás. Além das atividades profissionais, participa do Coral Vozes, da Associação dos Docentes da UFG – ADUFG

Eliomar atua ainda na montagem da árvore genealógica da Família Pires e na promoção dos encontros anuais da Família, mantendo uma relação proativa com os parentes dos avós maternos.

Junto com os primos Demoril Ferreira Júnior, Alessandro Arantes Ferreira e outros membros da Família, deu início ao resgate de uma antiga tradição de Manoel Pires de Moraes: os carreiros da Família Pires, na Romaria do Divino Pai Eterno, que realizava o trajeto da Fazenda Grande ou Comprida, onde vivia, no município de Paraúna, hoje Acreúna, até a Cidade Santa de Trindade-GO. Naquela época, se fazia o trajeto em carros-de-boi, já os romeiros contemporâneos o percorrem de mula, realizando o trajeto por uma semana, em um verdadeiro ato de coragem, resistência e fé.