
Genoveva Martins Leão nasceu em 02 de novembro de 1921, na Fazenda Grande ou Comprida, município de Palmeiras de Goiás. Era a décima filha de onze filhos de Genoveva Martins de Souza e Manoel Pires de Moraes, que teve mais quatro filhos, do segundo matrimônio com Josefa Sardinha Pires.
Genoveva recebeu o mesmo nome de sua mãe e ficou órfã aos quatro anos. Realizou seus estudos no Colégio Santa Clara, bairro de Campinas. Morou, por algum tempo, com sua irmã mais velha, Asmira, depois ficou com a outra irmã, Possidônia, e por último foi morar com Maria, outra irmã, que se casou e residia com seu esposo José Olímpio, em Anápolis.
Nesta cidade, Genoveva conheceu seu futuro esposo, Antônio de Pádua Silva Leão, filho de família tradicional de Anápolis, sendo que seu pai, Odorico Silva Leão, foi um dos fundadores e prefeito da cidade.
Naquela época, Antônio servia ao Exército e foi convocado para a Segunda Guerra Mundial, indo para a cidade de Santos, em São Paulo, para defender a costa brasileira e, posteriormente, seguiria para Itália.
Nesse interim, recebeu dez dias para se despedir da família. Ao chegar a Anápolis pediu Genoveva em casamento, que foi rápido e simples. Sua irmã Maria e seu cunhado José Olímpio foram suas testemunhas na igreja e no cartório, em seguida.
Após o casamento, o casal foi para a fazenda dos pais de Antônio de Pádua, fazenda esta de nome de Santa Branca, no município de Terezópolis, porém, a propriedade não pertence mais à família.
Genoveva ficou grávida e só reencontrou com seu esposo em Santos, quando a guerra terminou, seu filho Antônio de Pádua Silva Leão Junior – Toninho, já possuía oito meses.
O casal Genoveva e Antônio de Pádua foi viver em Anápolis, onde tiveram sete filhos, dos quais cinco já faleceram. O último, Fernando de Pádua Silva Leão, faleceu em 2008 e deixou seis filhos: Fernando Junior, Raquel, Murilo, Talita, Filipi e Kaciana.
Apenas duas filhas de Genoveva estão vivas: Maria Celeste Martins Leão e Maria da Glória Martins Leão.
Maria Celeste possui duas filhas – Larissa Leão, casada com Valteir Soares dos Santos, que lhes deu dois netos, Ian Leão dos Santos e Valentina Leão dos Santos; e, Vanessa Leão, casada com Miguel Rodrigues Mendes Junior, que gerou a netinha Sophia Leão G. Bastos Mendes.
Maria da Glória teve três filhos, dois já falecidos – Luciana e Pedro Leão Manata. O filho sobrevivente, Yuri Leão Manata, se casou com Taysa Moura, neste ano de 2016.
Antônio de Pádua Silva Leão faleceu em 1990, aos 69 anos, e Genoveva Martins Leão faleceu em 2008, com 86 anos de idade.
Genoveva, também chamada de Veva, era uma mulher bonita, pouco vaidosa e muito virtuosa. Extremamente católica, sua vida era guiada por Deus, sua fé era permanentemente professada, nunca desanimava.
Sempre aconselhou seus filhos e a todos que a rodeavam a nunca esmorecer, pois Deus sabe a hora certa de ajudar cada um. Sua fé em Deus fez com que seus caminhos espinhosos se transformassem em caminhos mais amenos e iluminados.
“Genoveva foi a mão que me guiou por todos os caminhos difíceis que passei. Foi o maior exemplo, a maior força que Deus podia ter me dado. Muito obrigada amada mamãe, sua filha”, Maria Celeste.
Goiânia, em 12 de setembro de 2016.
(Texto elaborado por Maria Celeste Martins Leão – filha)
