
Sebastião Pires Campos é o décimo de onze filhos de Hygino Pires Martins e Alice Borges Campos, neto de Manoel Pires de Moraes e de Genoveva Martins de Souza.
Nasceu em 27 de outubro de 1945, na Fazenda Grande ou Comprida, em Paraúna/GO, onde foi criado até os cinco anos de idade.
Em 1950, na companhia dos pais e dos nove irmãos, mudou-se para a Capital, onde nasceu Higino “Ginim”, o irmão caçula.
O seu pai Hygino, em face da liderança e da visão de futuro de que usufruía, trouxe a família para Goiânia com o objetivo de proporcionar estudos e formação universitária aos filhos.
Os seus pais, Hygino e Alice, imprimiram aos filhos uma formação educacional não só escolar, mas também de vocação para o trabalho honesto e competente.
Tal formação proporcionou à sociedade brasileira e goiana, em particular, um líder carismático, sério e produtivo.
Em Goiânia, Sebastião foi engraxate, lavador de carro, vendedor de jornal, professor e estudante. Passou no vestibular para um curso concorrido na Universidade Federal de Goiás – UFG.
Durante os anos de faculdade, lecionava em cursinhos preparatórios de vestibular e escolas de segundo grau, na Capital goiana.
Disse ele, em entrevista à Revista do CREA (2012, p. 19) [1]:
[…] A gente tinha que se sustentar e trabalhar desde a faculdade. […]
Como estagiário, ajudou na construção da fábrica Eternit, em Goiânia, se graduando com experiência na profissão de engenheiro, pela turma de dezembro de 1971, da Escola de Engenharia da UFG.
Depois de ser convidado para trabalhar em Brasília, Sebastião voltou para Goiânia em 1973, para assumir o Departamento de Fiscalização e Aprovação de Projetos da Prefeitura, a convite do então prefeito Manoel dos Reis.
Em 1974, o engenheiro se tornou também empresário, com a criação da Construtora Encil, na qual participou como sócio até o ano de 1986.
Desfeita a sociedade, Sebastião iniciou um novo e exitoso empreendimento, a empresa Construtora Canadá Ltda., a qual permanece na mesma sede em que era a Encil, há 40 anos, até os dias de hoje.
A firme e consistente atuação no mercado da construção civil e da incorporação imobiliária o credencia como um dos mais destacados empreendedores do País.
A sua atuação também o conduziu à legítima liderança empresarial, conduzindo os destinos das mais importantes instituições classistas, como a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás – ADEMI/GO, onde foi diretor-presidente e é membro nato do Conselho Consultivo.
Sebastião atua no setor hoteleiro, constituindo, com suas filhas, o empreendimento Rede Vivence Hoteis, instalado em capitais como Goiânia e Palmas, além de Caldas Novas e outras importantes cidades turísticas. Com o filho, que é zootecnista, desenvolve atividade de produtor rural, em Acreúna/GO (Fazenda Brejo do Sucuri), e em Cocalinho/MT (Fazenda Canadá).
Enquanto se realizou na profissão, o empresário também é feliz na vida pessoal. Em 1972 casou-se com a administradora de empresas Carmen Lúcia Pires Morales, com quem teve quatro filhos: Marcelo Pires Morales, jovem engenheiro, falecido prematuramente em trágico acidente de moto; Adriano Pires Morales, zootecnista e diretor da empresa Construtora Canadá; Vanessa Pires Morales, jovem empreendedora, líder, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-GO; e, Jordana Pires Morales, diretora da Rede Vivence Hoteis e Ecologic Ville Resort & SPA by Vivence.
A vida de Sebastião é o resultado do seu esforço pessoal e familiar tanto na formação profissional como social, contribuindo com a sociedade, carregando, assim, uma marca indelével que vem do berço da Fazenda Grande ou Comprida, transmitida geração a geração, pelo seu pai Hygino e pelo seu avô, Manoel Pires de Moraes.Além da atuação empresarial, Sebastião dedica seu tempo e esforços na criação e no desenvolvimento da Casa Eurídice, uma sociedade civil sem fins lucrativos que objetiva educar e formar duas mil crianças, retiradas da condição de rua.
Goiânia, em 15 de outubro de 2016.
(Texto elaborado por Osmar Pires Martins Júnior – primo; revisado por Vanessa Pires Morales – filha).
[1] CREA-GO. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás. Engenheiro é sucesso no meio empresarial - trajetória profissional: além da Construtora Canadá, com 38 anos de sucesso, Sebastião Campos investe no setor hoteleiro e em restaurantes. Goiânia, Revista CREA-GO, 5(16): 18-19, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016
