
Vanessa Pires Morales é filha de Sebastião Pires Campos, Engenheiro Civil, sócio-proprietário da Construtora Canadá Ltda., e de Carmen Lúcia Pires Morales, Administradora de Empresas. É casada com Sílvio Lobo Filho, com quem tem dois filhos, Gabriel e Lucas Pires Lobo.
Vanessa nasceu em Goiânia, onde sempre morou, exceto nos cinco anos em que cursou Odontologia em Anápolis, GO. No entanto, em outubro de 2008, ela trocou a bem-sucedida carreira de Ortodontista pelo ramo da hotelaria, desenvolvendo, com sucesso, sua trajetória em gestão hoteleira.
Vanessa foi eleita por aclamação, em outubro de 2016, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás (ABIH-GO), entidade que completou 30 anos no dia 26 de novembro de 2016. É vice-presidente da Federação Goiás de Convention & Visitors Bureau.
Além do cenário estadual, desenvolve profícua atuação nacional, como membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), onde exerce a função de diretora de Resorts e Hoteis de Lazer.
Os empreendimentos dirigidos por Vanessa alcançam expressivos resultados positivos, como diretora Operacional, Marketing e Expansão da Rede Vivence Hotéis do Centro Oeste brasileiro, que congrega o Vivence Suítes Hotel, em Goiânia – GO, e o Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence, em Caldas Novas – GO. A Rede Vivence, criada em 2008, é classificada como a maior prestadora de serviços e arrecadadora de impostos (ISS).
O primeiro empreendimento da rede foi o Vivence Suites Hotel com 110 apartamentos, em Goiânia. A empresa investiu, em 2016, R$ 200 milhões na construção de três hotéis, dois deles em Goiânia e um em Palmas, no Tocantins (CALIXTO, 2015)[1].
Além disso, administra apart-hotéis, resorts e condo-hotéis, com destaque para o Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence em Caldas Novas. O escopo da administração inclui desde a seleção de área, arquitetura, construção, compras, seleção de pessoal, até implantação e gestão.
Todos os empreendimentos são administrados em conjunto pela família. Seu pai Sebastião Pires Campos é presidente da Rede Vivence Hotéis, enquanto sua irmã Jordana Pires Morales é diretora Administrativa e Financeira.
Vanessa herdou do pai o perfil empreendedor; formado em engenharia, ele decidiu experimentar uma área completamente nova quando investiu no projeto da Vivence Hotéis, a primeira rede hoteleira genuinamente goiana.
O empreendedorismo da família Pires Campos, em especial de Vanessa, tem sido reconhecido regional e nacionalmente, por meio do Prêmio Destaque, do Troféu Personalidade Feminina do Centro-Oeste e do Troféu Top Empreendedor.

Vanessa foi ainda ganhadora do Prêmio de Maior Empresa Brasileira do Ano de 2016 e eleita a Hoteleira do Ano de 2016, além de vários outros em decorrência da sua exitosa carreira profissional.
Empreendedora eclética, ela não só atua na hotelaria, como também mantém um restaurante japonês e uma empresa de importação de aeronaves. Vanessa também abriu um restaurante japonês em Anápolis e uma empresa de importação de aeronaves. Ela antecipa a criação de um novo segmento para montagem e equipagem de hotéis.
O desempenho de Vanessa no setor de turismo ilustra a contribuição da Família Pires Campos – seu pai Sebastião Pires Campos, sua mãe Carmen Lúcia Pires Morales, seu irmão Adriano e sua irmã Jordana Pires Morales – ao desenvolvimento do estado de Goiás.
O setor da hotelaria turística possui grande potencial de geração de empregos diretos e indiretos (cresceu 23% enquanto o total de empregos formais no estado de Goiás foi de 15%), com elevada arrecadação de tributos estaduais, chegando a 134% de acréscimo, enquanto o crescimento das demais atividades no referido estado foi de 36%, recebendo, anualmente, em torno de 2 milhões de turistas (MORALES, 2016)[2].
A atividade profissional de Vanessa e de sua família contribui para a exposição, localização estratégica e a realização das oportunidades para negócios sustentáveis das belezas naturais e da riqueza cultural goiana.
Tais atividades impulsionam e fortalecem a Federação Goiás de Convention & Visitors Bureau, na qual Vanessa exerce a função de vice-presidente desde 2016, onde atua dentro da concepção de parceria com o Poder Público para a formulação de projetos estratégicos, mediante políticas públicas aliadas aos investimentos privados visando a promoção de destinos que tragam cada vez mais turistas.
Assim, Vanessa trabalha com a missão de fortalecer o Setor Hoteleiro, estreitar os relacionamentos com outras entidades, buscar forte integração entre os atores públicos e privados, motivar a capacitação dos profissionais visando o desenvolvimento sustentável do segmento e, consequentemente, da atividade turística.
Diante do atual cenário político e econômico nacional, Vanessa desenvolve os projetos da ABIH-GO em estreita interação com a ABIH Nacional (onde autua como diretora de Resorts e Hotéis de Lazer do Brasil), fortalecendo a representatividade do trade turístico no poder público, bem como junto aos diversos agentes da sociedade que queiram contribuir para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo brasileiro.
Goiânia, aos 07 de janeiro de 2017.
(Texto elaborado por Osmar Pires Martins Júnior – primo)
[1] CALIXTO, Filip. Buscando projeção nacional, Vivence Hotéis amplia investimentos e terá mais cinco unidades. In: HÔTELIER NEWS – o Site da Hotelaria, 31 mar. 2015. Disponível em: <http://www.hoteliernews.com.br/especiais/buscando-projecao-nacional-vivence-hoteis-amplia-investimentos-e-tera-mais-cinco-unidades-66533>. Acesso em: 08 jan. 2017. [2] MORALES, Vanessa Pires. É hora de crescer com responsabilidade. Editorial. ABIH – GO, 1° dez. 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/ABIHGoias/photos/pcb.1923253421230152/ 1923252401230254/?type=3&theater>. Acesso em: 08 jan. 2017.
