
Em menos de dois anos, um esforço de pesquisa organizado pelos irmãos Eliomar e Osmar Pires Martins resultou na identificação de 980 descendentes e agregados à árvore genealógica de MANOEL PIRES DE MORAES. O estudo abrangeu visitas a cartórios, buscas via internet, entrevistas com parentes de várias regiões do Estado de Goiás e do Brasil e compartilhamento de informações em redes sociais.
Graças à internet e suas ferramentas, tal façanha jamais seria sequer imaginável à época da Fazenda Grande ou Comprida, no interior de Goiás, por volta do final do século 19, onde o patriarca dos Pires levava dias para cruzar os 17 mil alqueires de sua propriedade. Porém, daqueles tempos permanece o bate-papo amigável típico das pitorescas veredas de Goiás, que continua hoje com a mesma e agrádavel conversa entre quem possui afinidades e se diverte “puxando pela memória”
Realizar a segunda edição ampliada da obra “Família Pires: História e Árvore Genealógica de MANOEL PIRES DE MORAES” foi possível graças a contatos pessoais e, principalmente, por meio do grupo “Última Morada de MP”, no WhatsApp. Com esse aplicativo, ocorreu a integração virtual de 100 parentes, que fizeram parte do núcleo inicial, formado por filhos, netos, trinetos e tetranetos de todos os descendentes de MANOEL PIRES DE MORAES.
Um dos maiores desafios na história das famílias é encontrar pessoas desaparecidas, aquelas pessoas que fazem parte do passado da nossa família e que não sabemos nada ou quase nada sobre. Este pode ser considerado o desafio permanente de um genealogista profissional sobre o qual se debruça a fim de desvendar ou revelar o que teria ocorrido em lapsos de tempo e quanto aos laços familiares.
Com o compartilhamento de informações, favorecidos pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs), podemos nos aproximar e chegar às verdades dos fatos que buscamos conhecer em relação à nossa família. Significa que esperamos, assim, poder ajudar uns aos outros a encontrar as pessoas desaparecidas de sua família, mas também ajudar a divulgar as vidas e os valores de nossos antepassados.

Legal ! É a primeira vez que vejo uma informação sobre a origem do sobrenome Pires ! Parabéns pela iniciativa !
Ricardo Pires
CurtirCurtir
Obrigado pela visita e seja sempre bem-vindo, Ricardo!
CurtirCurtir
Confira essa novidade e inscreva-se! https://wordpress.com/post/piresgenealogy.com/2091
CurtirCurtir
Confira essa novidade e inscreva-se! https://wordpress.com/post/piresgenealogy.com/2091
CurtirCurtir